segunda-feira, janeiro 29, 2007

Belenenses – Benfica: Benfiquistas of the world unite

... and take over.

O que é que nos leva a sair num sábado à noite, com uma temperatura de cerca de 5º, para irmos até um estádio ver um jogo que podíamos ver a partir do calor de casa e do conforto do sofá, ou numa qualquer tasca com $portv, mais protegidos do frio, sentados na companhia de alguns amigos e umas cervejas à frente? Porque é que gastamos tanto dinheiro, ainda que este jogo tenha sido uma saudável excepção nos preços disponíveis para o topo norte do Restelo, porque é que nos expomos ao humor da meteorologia e à aleatoriedade da acção de uns animais que vestem de azul (não, não me refiro aos tripeiros de Lisboa, o azul destes é mais escuro e equipam “à Robocop”)? A resposta é mais simples do que parece e está espelhada num grito que costuma aparecer num certo topo da Luz: nós, que amamos o Benfica, somos assim!

Já tinha saudades de uma saída, este ano a única – sim, penitencio-me por isso – tinha sido a Leiria. Há uma sensação diferente em nos concentrarmos num espaço que não é o nosso, que não nos é familiar, aquela sensação de invasão de uma propriedade que não nos pertence mas que dominamos a partir do momento em que chegamos... As deslocações têm o seu quê de bélico, de conquista de um território “estrangeiro”, de vitória em casa alheia, de afirmação da extensão do nosso poder – tudo contribui para a magia de uma boa saída. Claro que tudo isto é subjectivo no caso de Belém, que é apenas outro bairro na mesma cidade, mas os tripeiros de Lisboa fazem questão de nos mostrar o quanto lhes custa o nosso domínio e a nossa presença – o que acaba por nos dar ainda mais satisfação, e desde já lhes agradeço por isso.

Quanto ao jogo em si não há muito a realçar para além da nossa eficácia. Aproveitámos com pragmatismo a derrota tripeira da noite anterior, e eis que a “vantagem segura” já não é assim tão confortável quanto isso. Estamos mais perto, a 5 pontos de distância quando ainda há 42 em disputa... É altura de mostrarmos a nossa força e união, todos à Luz, todos pelo Benfica e todos pela vitória.

Vamos a eles.