sexta-feira, janeiro 05, 2007

A ressaca

Inspirado por leituras que tenho feito noutros blogs (tais como este, este ou este, aqui especialmente desta autoria), resolvi escrever sobre o Benfica, isto numa altura em que tivemos uma incompreensível paragem de um mês no futebol nacional.

Tanto tempo sem bola, sem a emoção do jogo, sem o convívio pré-jogo, sem estádio faz mal. Dou por mim a imaginar as jogadas a que vou assistir no próximo jogo (onde os nossos fazem sempre tudo na perfeição), os golos que vão marcar (todos de antologia, e nunca em número pequeno), o estádio sempre cheio a apoiar, o Inferno da Luz a atemorizar os nossos adversários. E eu lá no meio, no sector de sempre, fascinado com tudo, como quando entrei na antiga Luz pela primeira vez.

Quando finalmente consigo desviar o meu pensamento de tudo o que aí vem, o que não é nada fácil, revejo momentos dos jogos até agora. Como é natural, aparecem à cabeça os grandes golos (allo allo Miccoli) e os bons momentos (allo allo Alvalade), aqueles de que ainda nos vamos lembrar daqui a uns belos tempos. Depois... Depois é que é pior.

Começo a lembrar-me do que correu mal (e este ano não tem sido pouco...), e daqueles momentos em que dava tudo para poder ser quem errou na marcação, quem falhou um golo... Aqueles momentos em que acreditamos (sim, nós, porque sei que não sou só eu que me sinto assim) que se tivessem corrido de outra maneira, tudo tinha corrido na perfeição.

Revejo a bola ao poste do Paulo Jorge em Copenhaga (jogámos horrivelmente, ou melhor, não jogámos mas nada disso importaria se aquela tivesse bola tivesse batido 10 centímetros mais à direita). A bola ao poste do Nuno Assis em Glasgow, onde também jogámos pessimamente, mas que nos ia fazer dar a volta ao jogo que estávamos a fazer e assegurar o precioso empate. O golo sofrido estupidamente no Dragão já depois dos 90 minutos (se eu fosse o Léo não tinha saído para receber assistência, se eu fosse o Nuno Assis já sabia onde a bola ia cair e antecipava-me, se eu fosse o Quim mandava-me para onde a bola foi...). O golo que nos matou na Champions, aos 47 minutos da primeira parte em Manchester... Era só ir para o intervalo a ganhar e tenho a certeza que os ingleses entravam em força na segunda parte mas à toa, e nós matávamos o jogo à nossa maneira (allo allo Liverpool). E continuávamos na Champions. Onde íamos jogar com o Real Madrid. Que íamos despachar sem espinhas. E ganhar a Champions. Claro.

Ainda assim, e porque sou daqueles incorrigíveis, acredito que vamos aprender com tudo o que correu mal até agora e vamos melhorar tudo. Vamos ganhar todos os jogos às equipas pequenas para o campeonato, cilindrar nos clássicos em casa (por falar nisso, ninguém me tira da cabeça que se aquela à barra do Miccoli em Alvalade entra arrancávamos para um “tratado” histórico – assim foi “só” mais uma vitória em casa deles por 2-0) e ser campeões. E ganhar a UEFA. Comigo em Glasgow. Claro.

PS – Tudo isto porque amanhã há taça. Contra o Oliveira do Bairro, na Luz. Mas isso não interessa, é o Benfica que joga. Finalmente.

3 Comments:

At janeiro 06, 2007 9:25 da tarde, Blogger Leki said...

MUITO BOM!!!......

e obviamente VAMOS SER CAMPEÕES!!!...vamos estar EM GLASGOW e no JAMOR...mas acima de tudo é o prazer que nos dá de ver o nosso GLORIOSO jogar...esta chama ardente, que apenas só nós em PORTUGAL, sabemos o que é!!!....

são aqueles 90 minutos em que só dá BENFICA na nossa mente...aqueles 90 minutos que nada nem ninguém nos consegue distrair, são aqueles 90 minutos em que libertamos tudo e mais alguma coisa e acima de tudo são aqueles 90min que nos fazem sentir um ORGULHO IMENSO....isto É BENFICA!

PORQUE SOMOS DO BENFICA E ISSO NOS ENVAICEDE.....

 
At janeiro 08, 2007 2:14 da manhã, Blogger Zbuuf said...

Ó alex....se fosse só durante 90 minutos por semana estavamos nós bem...é tu és do benfica e isso te ENVAICEDE a tempo inteiro! Gostei também do recurso linguistico a que recorres para reforçar que só mesmo vcs é que sentem essa chama ardente!

PS: desculpa estar a embirrar contigo mas tu provocas-me um misto de irritação e de boa disposição!

Aquele abraço e vivó benfica......

 
At janeiro 20, 2007 3:53 da tarde, Blogger Leki said...

sim puto...pq somos realmente o unico clube que apenas pensa em si....os outros passam muito tempo a pensar no.....GLORIOSO..basta ver os jogos da SANTA ALIANÇA...e os canticos ridículos...mas que ao mm tempo nos dá prazer de dizer...FDX SOMOS MM GIGANTES!!!

 

Enviar um comentário

<< Home