quinta-feira, março 05, 2009

Choose Life

'Home to Sheffield United' is deemed an inadequate explanation (em relação ao "ter" de declinar um convite para um "qualquer casamento")


Neste excerto do fabuloso "Fever Pitch" de Nick Hornby (e a propósito do mesmo não há como não ler isto), está contida toda a verdade acerca da minha relação actual com o mundo da bola. Nunca fui um "die-hard", daqueles que não falha nenhum jogo seja em casa ou fora, mas consegui ter - ou tinha conseguido, até agora - a minha presença nos jogos do Benfica bastante bem definida, e curiosamente próxima àquela que Hornby descreve como a sua: jogos em casa, cativo oblige, e meia-dúzia de jogos fora durante a época.

Acontece que na jornada passada, e apesar do dito cativo, não fui ao Estádio. E porquê? Por causa de um jantar com colegas do trabalho. Dito assim, e visto de fora, pode parecer uma de duas coisas: uma decisão compreensível e racional; ou uma desculpa completamente desadequada - para a minha falha perante a Luz.

Preocupa-me que tenha chegado àquela altura da minha vida em que, para além de ter de escolher entre este tipo de eventos e um jogo na Luz... "Tenha" de escolher o evento. Até agora, por manifesta sorte, não tinha tido escolha (também falhei o Benfica - Nacional desta época mas nesse dia fiquei a trabalhar até tarde, o que obviamente foi tudo menos escolha - e ainda assim, uma vez sabendo que ia ficar até tarde optei por sair ainda mais tarde e interrompi o trabalho para ir ver a segunda parte a um café). Mas chegado o momento da escolha, vacilei, e isso surpreendeu-me.

O engraçado destas coisas é que mais uma vez o karma fez o favor de me mostrar que existe e que, quando quer, é lixado (com F maiúsculo): o restaurante nem televisão tinha.

----------------------------------------------------------------------------------

Paradoxically, when the game means something then the identity of the opponents signifies less. E isto notou-se neste jogo, com a Luz a encher-se de brio e a tornar-se no jogador que faltou em campo nos últimos 20 minutos de jogo, jogo esse que iria sempre permitir ganhar pontos a algum dos rivais (veio a verificar-se que na verdade foi a ambos, uma vez que nenhum dos dois jogou...).

----------------------------------------------------------------------------------

"Fever Pitch", de Nick Hornby, uma lição sobre a "nossa" forma de ver futebol. Está tudo lá, e se com as duas frases neste post e o excerto acompanhado da respectiva dissertação do M. não concordam... Não são dos nossos.