segunda-feira, agosto 07, 2006

Num Colombo perto de si

Vi hoje, durante a hora de almoço e num daqueles pequenos estaminés que se encontram no 2º piso do Colombo e que para além de cafés também servem coisas parecidas com almoços, alguns conceitos que me intrigaram.

Este estabelecimento anunciava o seu "Menu Maria", composto por uma tosta mista, um sumo e uma gelatina. Algures durante os processos de transição da ideia para o papel, do papel para o marketing, e do marketing para a implementação no dito estaminé se perdeu alguma coisa - nomeadamente o fio lógico que permitiu a ligação do conceito de "Maria"a uma tosta mista, um sumo e uma gelatina.

Estranhamente ausente das possibilidades oferecidas pelo estabelecimento estava o "Menu Manel", o que me levou de novo a reflectir sobre o porquê de "Maria" e não "Carolina" ou "Josefina". Intrigante, no mínimo.

Eis senão quando, e para meu espanto, os meus olhos se deparam com o "Menu Gil Eanes", que era composto por uma tosta mista e um sumo. Ou seja, algures nas cabeças dos criativos marketeers do referido espaço surgiu a diferença entre Gil Eanes e uma qualquer Maria, sendo essa diferença definida pela ausência/presença de uma gelatina no Menu. Brilhante.

Referência final para a existência de um "Menu Gonçalo Zarco". Apenas não ficou totalmente claro se este era suposto ser o Menu "companheiro" do "Menu Maria", ou se por outro lado foi pretendido fazer um "trocadalho do carilho" com o nome do co-descobridor do Arquipélago da Madeira, João Gonçalves Zarco. Um erro é que não pode ter sido. Não. Nunca vindo destes génios do marketing centro-comercialês de Portugal. Impossível.