quinta-feira, abril 19, 2007

Sobre comparações

Num dia em que boa parte das conversas de bola são sobre o golo (sem dúvida fabuloso) do Messi frente ao Getafe, e óbvias comparações surgem, lembrei-me que não pus no post sobre a ida a Barna uma imagem, que hoje se aplica mais que nunca:

O empregado argentino da pizzaria, com uma t-shirt preta que dizia a letras brutalmente brancas, bem ao centro: "Yo vi jugar a D10S".

Impressões sobre Barna

Carros, vans e autocarros com matrícula portuguesa, centenas de kms Espanha adentro. Apitadelas, sinais de luzes e cachecóis vermelhos à janela. Ainda assim, o ano passado parecíamos mais...

Chegada a Barna: confusão, trânsito e no parking spaces. Com GPS é mais fácil encontrar as ruas...

Suerte!” é o que mais se ouve dos espanyonistas no pré-jogo, contraste óbvio com a arrogância culé igualmente presenciada in loco faz um ano. Que pena estarmo-nos a encontrar duas vezes – em Barna e Lisboa – , e não só uma – em Glasgow.

Subir até Montjuic é um pequeno suplício. O Olímpico está em obras exteriores, o que impede uma avaliação correcta do estádio, mas chega para perceber que não se “impõe”.

A impressão da viagem confirma-se. Em Camp Nou éramos mais, havia outra animação na bancada. É pena.

O ambiente é frio, o césped distante. Como é que esta gente resiste vai para 10 anos neste túmulo? Para quem viu o Sarrià e vê este, a única reacção possível é a expressa pela frase de Seinfeld: “I’m speachless. I am without speech.”.

Já estou como aqueles quatro fedorentos dizem: Nacionalismo. É parvoíce.

... 0-3. 1200 kms para ver Vigo outra vez?

Golo.

Golo! Como é que era, “si eres portugués...”? Não vos ouvimos.

Enfim, um mal menor. Vamos mas é jantar e preparar a noite.

Brutal Razzmatazz. A melhor noite, parte II.

Barna é uma cidade fantástica. Conhece-se, volta-se lá, visita-se e fica-se sempre com vontade de regressar. É como a música dos Infadels: “Can’t Get Enough”. Até para o ano...

Hiato

Já lá vai algum tempo desde que escrevi aqui alguma coisa, por isso obviamente não vou estar a “desfiar” considerações sobre todos os jogos que o Benfica fez neste espaço de tempo. Espaço esse que nos viu chegar ao quartos-de-final da UEFA (sendo aí eliminados, vá lá que por uma equipa que me merece toda a consideração), durante o qual nos aproximámos a um mísero ponto da liderança e que entretanto já deixámos aumentar para 5. Espaço que parece querer desmoronar o que de bom esta época nos estava a dar...

Ao invés de falar sobre as exibições da equipa, escolhas do treinador, forma dos jogadores ou toda a sequência de jogos que fizemos, decidi que seria mais interessante recordar os dias que passei em Barna ao acompanhar o Benfica no jogo da primeira mão contra o RCDE. O que se segue é isso apenas e só isso mesmo: recordações, memórias, em vez de considerações e comentários. Enjoy.