sexta-feira, março 09, 2007

Aves - Benfica / PSG - Benfica: Percalços e nem tanto

Sobre o Aves - Benfica não vou falar muito, a não ser que espero que todas as nossas exibições semelhantes à que fizemos acabem com o mesmo resultado desta.

Sobre o PSG - Benfica, também só quero deixar um recado aos Benfiquistas em geral: esta época já tivemos um jogo com 3 expulsões, outro com 4 bolas nos ferros e neste tivemos que aguentar uma indisposição pouco antes do início do jogo a par de duas lesões em elementos que são (ou estavam a ser) fundamentais no seu decorrer.

Já esgotámos todos os possíveis azares para esta época, não vamos ter mais episódios destes até à festa de campeão. Nem até Glasgow.

quinta-feira, março 01, 2007

Símbolos

Estava a escrever o post sobre o Benfica - Paços de Ferreira quando soube que o Bento, o nosso grande guarda-redes, já não se encontra connosco. Ainda ontem esteve na gala de aniversário do Benfica, e já hoje...

Não vou escrever nada sobre o jogo da passada segunda-feira, não quando uma perda desta envergadura atinge o meu clube. Não tenho grandes lembranças do Manuel Galrinho (como o meu Pai insiste em chamá-lo até hoje) enquanto jogador mas isso não implica que não sinta o seu desaparecimento com menos força. Bento foi um guarda-redes fora de série dentro de campo, e uma grande e honrada personalidade benfiquista fora dele. A foto d'A Bola de hoje com ele, Rui Costa e João Coimbra sentados e sorridentes à conversa numa mesa durante a gala de aniversário de ontem é testemunha da rapidez com que a vida pode mudar - e acabar.

Bento foi, e continuará a ser, uma bandeira do Benfica, um guarda-redes que depois de ser titularíssimo do Benfica e da Selecção Nacional, e após ter partido a perna durante o México'86, sempre recusou abandonar o seu clube até ao fim da sua carreira em 91/92, e isto apesar de ser frequentemente relegado para o banco ou mesmo para a bancada. O Bento foi e é grande, um dos maiores símbolos do Benfica recente.

Queiram os que hoje em dia têm o privilégio de vestir a mesma camisola que ele tantas vezes brilhantemente defendeu respeitar o seu exemplo e unir-se em torno do seu exemplo. Queiramos todos respeitar os nossos símbolos, vivos ou mortos.