sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Benfica – Dinamo / Nacional – Benfica / Dinamo – Benfica: Mensagem

Estes três jogos resumem-se todos num espírito comum, numa mensagem comum que a equipa teima em fazer passar para os adeptos: Acreditem.

Nenhum deles foi fácil, em nenhum goleámos, tal como em nenhum fizemos uma exibição como contra o Boavista, mas ganhamos os três no espaço de uma semana. Nada mau para um “plantel limitado”...

A equipa insiste em fazer-nos acreditar, o pragmatismo dos resultados e das vitórias suadas ou em campos difíceis a vir ao de cima, o Benfica a jogar com a inteligência acutilante de uma velha raposa – lembram-se no que é que resultou da última vez que fomos uma equipa destas?

A mensagem passa por deixarmos (todos) as dúvidas, os odiosos assobios ao mínimo sobressalto e as possíveis ausências do estádio de lado e unirmo-nos no apoio à equipa, acreditarmos no Benfica e que no final do ano a festa vai ser nossa – aqui e em Glasgow. Estou convicto (porque sou um romântico disto) que a vitória depende da força com que acreditamos nela, e da maneira como conseguimos fazer passar essa confiança para o relvado. Posto isto só sobra mesmo: Carrega Benfica!

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Varzim - Benfica: E de repente...

... percebeu-se o erro que foi a dispensa do Fonseca. Esse ao menos dava uma lição de entrega a alguns que andaram perdidos em campo.

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Benfica – Boavista: Fé

Não me vou pôr a discorrer sobre o (determinante, neste jogo) factor sorte/azar. Mais do que as bolas aos ferros do jogo do passado fim-de-semana, mais do que as oportunidades falhadas, mais do que a boa exibição da equipa, mais do que o bom apoio vindo de cerca de 50.000 benfiquistas nas bancadas, o que é importante retirar deste jogo (e do fim-de-semana) consiste num simples número: 4. E não estou a falar das bolas ao poste.

Estamos a 4 pontos do primeiro lugar, metade do atraso que tínhamos há duas jornadas atrás. Afinal, e mesmo não tendo ganho este jogo, não estamos tão mortos e enterrados como nos queriam fazer crer ainda há duas semanas atrás, e é importante que nós mesmos (mais do que os nossos adversários) nos mentalizemos disso. Há noites que conseguem reflectir toda a magia da fé que os benfiquistas conseguem ter na sua equipa quando acreditam nela e estão ao seu lado. Esta foi uma dessas noites, uma das noites em que a equipa é carregada às costas pelos adeptos. Não foi o suficiente, mas só não o é uma vez em cem, e calhou ser desta. Fulcral é continuar a acreditar e fazê-los ver isso mesmo, que vamos ser campeões.

E ganhar a Taça, já que amanhã há eliminatória.