sexta-feira, agosto 18, 2006

Como se costuma dizer...

... qualquer semelhança entre o filme e a realidade é pura coincidência. Só não sabia que a Paula Rego tinha entrado no Jurassic Park. Ou será que são os dinossauros que afinal não estão extintos? Estou confuso...

quinta-feira, agosto 17, 2006

E em Agosto...

6ª feira: "Períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado nas regiões do Sul a partir da tarde. Aguaceiros em especial nas regiões do Norte e Centro, diminuindo de frequência e intensidade ao longo da tarde.".

Sábado: "Céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado até ao final da manhã nas regiões do Norte e Centro. Possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos na região Norte.".

Confirma-se: vou de férias amanhã.

sexta-feira, agosto 11, 2006

Há uma primeira vez para tudo

Até para estar de acordo com o que diz um idiota comprovado.

Os EUA "são uma nação em guerra contra os fascistas islâmicos".
George W. Bush, 10-08-2006.

quarta-feira, agosto 09, 2006

A saída do tiro pela culatra

"A Plataforma por Monsanto, que reúne associações de moradores e ambientalistas, promove hoje uma concentração (...) para exigir a saída do campo de tiro daquele parque florestal".

Isto hoje de manhã. Ao ouvir o noticiário da Radar às 13h, fiquei a saber que a concentração tinha contado com a participação de nada mais nada menos que... 6 (seis) pessoas. O responsável da Quercus que faz parte desta Plataforma explicou o insucesso (qual insucesso?...) da manifestação com a dificuldade em mobilizar as pessoas, que estariam maioritariamente de férias (em Agosto?!) ou a trabalhar (mas trabalha-se nalgum lado?!).

E, sem saber, explicou a razão estratégica da preferência dos sindicatos de Professores pelo mês de Setembro.

terça-feira, agosto 08, 2006

De génio

De acordo com a capa d'A Bola de hoje, "FC Porto procura avançado no Brasil, que pode ser ou não brasileiro".

E a dita capa pode ser ou não jornalismo concreto e objectivo.

segunda-feira, agosto 07, 2006

Num Colombo perto de si

Vi hoje, durante a hora de almoço e num daqueles pequenos estaminés que se encontram no 2º piso do Colombo e que para além de cafés também servem coisas parecidas com almoços, alguns conceitos que me intrigaram.

Este estabelecimento anunciava o seu "Menu Maria", composto por uma tosta mista, um sumo e uma gelatina. Algures durante os processos de transição da ideia para o papel, do papel para o marketing, e do marketing para a implementação no dito estaminé se perdeu alguma coisa - nomeadamente o fio lógico que permitiu a ligação do conceito de "Maria"a uma tosta mista, um sumo e uma gelatina.

Estranhamente ausente das possibilidades oferecidas pelo estabelecimento estava o "Menu Manel", o que me levou de novo a reflectir sobre o porquê de "Maria" e não "Carolina" ou "Josefina". Intrigante, no mínimo.

Eis senão quando, e para meu espanto, os meus olhos se deparam com o "Menu Gil Eanes", que era composto por uma tosta mista e um sumo. Ou seja, algures nas cabeças dos criativos marketeers do referido espaço surgiu a diferença entre Gil Eanes e uma qualquer Maria, sendo essa diferença definida pela ausência/presença de uma gelatina no Menu. Brilhante.

Referência final para a existência de um "Menu Gonçalo Zarco". Apenas não ficou totalmente claro se este era suposto ser o Menu "companheiro" do "Menu Maria", ou se por outro lado foi pretendido fazer um "trocadalho do carilho" com o nome do co-descobridor do Arquipélago da Madeira, João Gonçalves Zarco. Um erro é que não pode ter sido. Não. Nunca vindo destes génios do marketing centro-comercialês de Portugal. Impossível.

Aí está ele

Como não podia deixar de ser, "C-130 da Força Aérea Portuguesa inicia voos humanitários" no Líbano. Ah granda Hércules pá, tu vais a todo o lado. Só não pode é haver duas crises humanitárias ao mesmo tempo senão ainda ficamos indecisos para onde te havemos de mandar.

quarta-feira, agosto 02, 2006

O Mau e o Vilão (o Bom não entra)

Segundo o Público, SIC destrona TVI nas audiências e volta à liderança após 16 meses.

E isso são boas ou más notícias? É que não é nada óbvio qual das duas estações será a pior...

No leitor de CDs esta semana


The Futureheads - News And Tributes. Álbum bastante recomendável apesar de não ser propriamente o "som de Verão" que esta altura do ano pede.

Os The Futureheads surgem ao 2º álbum a tirar bom partido do que de melhor tinham apresentado no álbum de estreia: boas linhas de guitarra acompanhadas por um baixo "jingante", ritmos não-óbvios com várias quebras pelo meio, e vozes em coros trabalhados - estranhamente apelativo. Quem já conhecia pode notar uma evolução (e para melhor, ao contrário da maior parte das "evoluções" de bandas), quem não conhecia pode ficar agradavelmente surpreendido. De destacar a faixa que cede o título ao álbum (no booklet é dedicada aos jogadores, equipa técnica e alguns fãs do Man. Utd. vitimados num desastre de avião em Muniche em Feveriro de 1958 - nota para Morrissey que tem também uma Munich Air Disaster 1958 pelos mesmos motivos), a música de abertura do álbum, Yes/No, que apresenta capacidades particulamente explosivas, e Fallout, talvez o maior exemplo da diversidade aqui atingida pelos The Futureheads. Referir ainda que o single de apresentação do álbum (com bastante "airplay" na Radar nos tempos recentes) é Skip to the End.

A explorar.

NDA: Post republicado no novo blog-projecto-comum. A partir de agora posts deste tipo só no Arte Del Pop.