sexta-feira, junho 30, 2006

Ayuda por favor...

"Pedi ao juiz três mil euros por mês para comer".
Albertino Figueiredo, fundador da Afinsa, Público, 30-6-2006.

Que o preço da gasolina tem subido constantemente todos sabemos, mas pelos vistos a comunicação social tem escamoteado a subida vertiginosa do preço dos bens alimentares. Ainda bem que ao menos temos homens íntegros como este, que não deixam passar em claro o silêncio dos media sobre o problema daqueles que não têm outro remédio senão pedir aos tribunais o mínimo indispensável para terem comida na mesa...

quinta-feira, junho 29, 2006

Boletim desportivo

Moisés por duas épocas no Sporting. É uma pena o treinador do Sporting não ser o Jorge Jesus, senão havia pano para mangas para fazer trocadilhos a época inteira.

quarta-feira, junho 28, 2006

Literalmente figurado ou figurativamente literal?

Anteontem Fernando Ruas incitou população a "correr à pedrada" fiscais do ambiente. Mas afinal "Correr à pedrada" fiscais do ambiente foi dito "em sentido figurado".

E a minha pergunta é: ninguém lhe dá um biqueiro nos cornos? Tanto me faz que seja em sentido figurado ou não...

terça-feira, junho 27, 2006

Conclusão polémica

Neandertal era parente do homem moderno, ao que tudo indica. Eu não sou cientista, mas sei de pelo menos um que ninguém diria que sim, a não ser o próprio que insiste em reclamar para si a descendência de Pinto da Costa...



PS: E ao lermos a notícia ficamos ainda a saber que "Actualmente, os debates científicos mais animados centram-se nas relações dos Neandertais com os primeiros homens modernos, sendo que a principal questão é saber se houve mestiçagem entre estes homens atarracados da Europa glaciar e os homens de Cro-Magnon".
Há coração que aguente animação de tal ordem no meio de debates científicos? Tenho que confessar que estou em pulgas, nem sei como é que os cientistas aguentam tanta excitação... Sobre a possibilidade destes dois grupos humanos terem tido há mais de 30.000 anos o que eles não devem conseguir ter hoje em dia no meio de tanto debate animado...

sexta-feira, junho 23, 2006

Parvoíces Mundiais

Ou seja, notícias que só o são por causa do Campeonato do Mundo.
FIFA não proíbe máscara do Homem-Aranha.

Não estamos todos muito mais descansados?

Uma nota séria...

... E ao contrário do que é costume, mas comprensível depois de ler isto.

Uma federação pede desculpas por um jogador agitar uma bandeira de um país? Que moral tem uma coisa chamada Liga Árabe para criticar um jogador ganês por agitar uma bandeira de Israel a agradecer o apoio de adeptos do clube israelita onde ele joga, que estavam presentes no jogo do Gana?
A estupidez parece não ter limite. Depois da rábula dos cartoons parecia ter encontrado o seu expoente máximo, mas a capacidade de se superar continuamente é espantosa. E mais espantosa ainda é a posição subserviente em que todos se colocam, não vão ofender as barbas de Maomé e dar início a uma guerra santa.
Por aqui gostamos de (e lutámos por) coisas como liberdade de expressão e livre-arbítrio, preferimos pensar por nós mesmos do que ter uma Liga qualquer a falar por nós e dizer-nos o que pensar, dizer e fazer. Querem ficar amuados porque um ganês agitou uma bandeira de Israel? Que amuem. Chega de darmos tudo o que nos exigem, de pedirmos desculpas cada vez que amuam e de andarmos a fazer de babysitters, para depois desatarem à pedrada a embaixadas cada vez que não percebem uma piada. Não devemos nada a ninguém, e muito menos aceitamos lições de moral vindas de quem vêm. E temos que deixar de ter medo de o assumir.

terça-feira, junho 20, 2006

Imagem tecnológica

Cavaco pela inclusão apela à "consciência social", a 12/06.
Cavaco Silva elogia choque tecnológico, a 19/06.
Cavaco Silva promete ajudar Portugal a ser "um país de ambição", a 20/06.

Há ou não há imagens que valem mais que mil palavras, sejam elas apelos, elogios ou promessas?

segunda-feira, junho 19, 2006

A raíz do medo

No fundo, no fundo, a verdadeira razão para temer a calvície (que aí vem...) é que 10% das vezes em que pensamos num careca vem-nos à memória este gajo:



Enquanto que nos restantes 90% das vezes, ser careca transmite esta imagem:

sexta-feira, junho 16, 2006

Obrigado, vida laboral, por estes momentos

O refeitório das instalações de uma instituição bancária pode ser uma fonte de inspiração, principalmente porque nos permite que personagens alheias nos brindem com o seu conhecimento e inspiração (nota: ler o substantivo "personagens" em tom jocoso - e tentar ler jocoso sem rir automaticamente).

A frase que saltou da conversa de uma mesa ao lado daquela onde eu me banqueteava com um bitoque de qualidade duvidosa é o melhor argumento contra as touradas que eu alguma vez ouvi. Segundo uma personagem (nota: ler novamente em tom particularmente jocoso), não fazia sentido existirem toiros de morte por terras lusitanas mesmo existindo essa tradição porque (e atentem bem nesta linha de raciocínio, mais linear que o nosso bem conhecido e sinuoso IP5) antigamente também havia a tradição de matarmos pessoas (sic) em Portugal mas deixámos essa tradição de lado porque a cultura evoluiu até aos dias de hoje.

Devo confessar que por momentos tive vontade que não tivéssemos perdido essa tradição. Maldita evolução!

quarta-feira, junho 14, 2006

Freitas e "Cia"

Ao vasculhar o arquivo de imagens d'O Rei Mago, encontrámos (porquê a insistência no uso do plural apesar de ser um só? Um assunto a merecer reflexão num post futuro) a fotografia que ilustra este post. Depois desta, as declarações do Ministro tomam um sentido completamente diferente...

segunda-feira, junho 12, 2006

10(0) things I hate about... p. III

"Mas porquê, porque é que te recusas a ler o Código Da Vinci?" - parece que nem toda a gente lê o que eu leio (excelentes exemplos aqui ou aqui).

Porque não há paciência para as teorias da conspiração da Igreja - porque no Vaticano só há bispos obcecados com o poder e capazes de tudo, e a missão da Santa Sé é ocultar os verdadeiros factos sobre Jesus para poderem continuar a ser o ópio do povo, e o Cristianismo foi construído à custa do sangue de todos os outros, e porque o "average joe" cristão usa um cilício todos os dias e gosta é de se vergastar a olhar para a cruz (só porque a dominatrix é imoral).
Porque Jesus afinal era um garanhão, e Maria Madalena não deixou de ser puta, só cometeu o erro de se enrolar com um maluco de barbas, e ainda por cima deixar-se engravidar, e depois foi perseguida pela Igreja, sempre a Igreja, maldita e pérfida Igreja. Porque Nossa Senhora não era virgem e tinha uma carrada de putos lá em casa (porque naquela altura não havia televisão e José tinha que se entreter com alguma coisa). Porque os Evangelhos são só estórias, e porque a verdade foi escondida da Humanidade durante 2 milénios e defendida pelas SS do Vaticano.
Porque o verdadeiro milagre da multiplicação é o da estupidez, e porque quem não lê um livro desde o 11º ano (Os Maias, para poder fazer o exame de Português B, mas na versão-resumo-livro-amarelo - porque há lá pachorra para ler aquelas páginas todas) adora adora adora o Código Da Vinci, porque é o melhor livro que alguma vez leu e porque toda a gente lê, sim, "porque é que não lês se toda a gente diz que é óptimo?", sim porque se "toda a gente diz" quem sou eu para ir fora da rebanhada, porque depois do sucesso do Código tudo o que é Dan Brown é bom, porque devo ser parvo, porque não há mais livros para ler nem autores para descobrir.

Porque não há paciência.

Pérolas CM

A capa do Correio da Manhã é sempre uma fonte de inspiração para quem precisa de encontrar material para uns trocadilhos fáceis.
Na capa de hoje: "Manifestação contra rails fatais. Luís Correia era piloto de motocross. Aos 35 anos um rail ceifou-lhe a vida".
De facto, é necessária legislação mais dura contra os rails. Já chega desses gajos andarem a acelerar pelas estradas portuguesas e passarem impunes.

E ainda: "Fecho de maternidades: Rúben Miguel poderá ter sido o último bebé a nascer em Elvas. Badajoz à vista".
Elvas não merecia esta desfeita, de facto. É escandaloso. Não podiam ter dado outro nome ao último puto a nascer na maternidade local?

Hey teacher, leave those kids alone!

Um pouco a posteriori, note-se o facto de para o Público online a escola ter sido encerrada "após agressão DE professora". Estes professores de hoje em dia, sempre tão violentos para com as crianças...

Hoje não há escola

"Escola do Lumiar encerrada após agressão de professora".

Está descoberta a fórmula mágica para os putos que querem ficar em casa a ver televisão.

Na linha da frente

"Portugueses criam sistema de detecção de incêndios inédito no mundo".

Ao que parece chama-se "binóculos", e vai ser distribuído por todos os guardas florestais já a partir de Junho.

sexta-feira, junho 09, 2006

Quem quer um bom-bocado?

Na sequência das declarações do padre Acílio onde negava quaisquer maus-tratos a gaiatos:

- Sónia disse ter recebido um grande bom trato de Marco;
- Carolina declarou ter sido sempre bem tratada por Pinto da Costa (e por alguns angolanos, quando uma vez esteve com um grupo deles);
- José Castelo Branco afirmou gostar de ser bem tratado pelo amigo Alexandre Frota;
- o DN alterou a sua noticía, segundo a qual todos os implicados no caso de bons tratos prolongados da bébé Fátima Letícia foram ilibados;
- o PSD comunicou que afinal pretendia criar o dia do Cão devido aos bons tratos e condições de vida dos animais.

Toma lá um bom trato que é para aprenderes

Momento "Ajudem as criancinhas (sai daqui c*ralho f*da-se!)":

Depois de mandar a criança sair do local "por duas ou três vezes", à última tentativa de aproximação da criança o padre Acílio "não hesitou e deu-lhe uma estalada", de acordo com o jornalista da agência Lusa.
"A criança estava aqui à minha volta e [eu] já a tinha mandado embora várias vezes. Ele agora foi-se embora. Não lhe dei um estalo, bati-lhe com a mão para ele se ir embora."
"Isto não foi um mau trato, foi um bom trato." , na edição online do Público.

Nota: o padre Acílio estava a ser entrevistado por causa dos alegados maus-tratos na Casa do Gaiato de Setúbal.

quinta-feira, junho 08, 2006

Óbvio

"Responsável da Casa do Gaiato nega maus-tratos em Setúbal", na edição do Público de hoje.

Mas não será mau-trato o simples facto dos putos que lá andam terem que acartar logo à partida com o adjectivo "gaiato"?

quarta-feira, junho 07, 2006

Mais-valia

"Para a segurança do Mundial estão destacados 30.000 polícias, incluindo um pequeno contingente de seis elementos da PSP portuguesa, que ajudará os colegas alemães a identificarem adeptos lusos eventuais provocadores".

Está-se mesmo a ver o filme não está?
"Olh'ali aquele, não é o Manél, aquele hooligan de Rebordosa?"
"Não pá, o Manél tem bigode...".

Técnica TVI / 24 Horas

Visto que não tenho conseguido atrair nem fidelizar uma grande audiência, podia passar a adoptar um maior sensacionalismo na construcção deste blog, na tentativa de atrair mais visitas e mais comentários.
Podia começar logo com este post, e pôr aqui umas fotos da Merche Romero nua, ou algumas posições escaldantes da Soraia Chaves. Se por acaso no meio do post mencionasse um vídeo da Fernanda Serrano, ou algum escândalo da Pimpinha Jardim, era capaz de funcionar. Quiçà até uma referência a uns rumores sobre a sexualidade do primeiro-ministro José Sócrates, ou mesmo divagar um pouco sobre que posições serão praticadas pela Isabel Figueiras agora que o César Peixoto tem o joelho ao peito. Agora que penso nisso, juntei na mesma frase as palavras "peito" e "Isabel Figueiras", o que também era capaz de vender se fosse a manchete de algum tablóide.
Mas não o vou fazer. Não aqui, não neste blog. A construcção vai continuar a ser de carácter sério - pelo menos ao nível da seriedade que tem sido apresentada até agora.

Mais notícias soviéticas

A empresa que fornece os comprimidos contra a ressaca "KGB" anunciou que vai comercializar em Portugal a aspirina "AOS". Esperam-se lucros consideráveis, apoiados numa estratégia de marketing virada principalmente para os taxistas e militantes do PNR.

terça-feira, junho 06, 2006

Extra! Extra!

Havemos de lá chegar: "Alentejo tem população equivalente às regiões periféricas do deserto do Sara", dizem especialistas. Isto põe o "O Alentejo ainda há-de ser nosso outra vez!" um bocado em perspectiva.

Ah ah, desta vez é que estão feitos: "Ou o Hamas cede, ou corre o risco de ser derrotado em referendo", diz o Presidente Abbas. Assim como quem diz "xeque-mate!" sem perceber bem as regras do jogo.

segunda-feira, junho 05, 2006

Lei de Murphy

Após uma ausência, volto aqui a deixar alguma da sabedoria deste grande pessimista (ou optimista, dependendo do ponto de vista). A desta semana achei particularmente pertinente visto ter-me começado a afectar há pouco tempo.

Lamento de Fisk: Quando chegamos a este mundo não temos nada; quando partimos nada levamos. Entre estas duas fases há o IRS.

Movie quotes

"No thank you, Turkish. I'm sweet enough".

Brick Top (Alan Ford), em Snatch, depois de Turkish (Jason Statham) lhe perguntar se toma o café com açúcar.

sexta-feira, junho 02, 2006

Ainda os KGB

É impressão minha ou estes comprimidos nunca farão grande sucesso nos países a leste da cortina de ferro? O raciocínio normal dos cidadãos desses países seria qualquer coisa do género "Vai lá vai! Tomo estes comprimidos e ainda acordo num gulag na Sibéria... Passa para cá mas é a garrafa de vodka que isto está fresquinho cá fora. E Mago, pára de adivinhar o meu raciocínio!".

Wake up call

Sei que este post ficava melhor no blog do Alex mas não consegui resistir a transcrever aqui umas declarações do treinador actualmente campeão nacional:

"Na próxima época tentaremos ganhar também ao Benfica, até porque agora percebo como é importante para o FC Porto vencer o Benfica. Não sabia. Para nós todos os jogos são para vencer, mas há algo de especial quando se trata do Benfica. Temos três campeonatos. Um no final da época e depois o FC Porto-Benfica e o Benfica-FC Porto. Honestamente, tenho de dizer que não tinha noção do quão importantes eram aqueles resultados. Vi as pessoas muito desapontadas quando perdemos." by Co Adriaanse.

Quando o treinador de uma equipa o assume assim sem rodeios, o que dizer daqueles que contestam quando se lhes diz que se preocupam mais com o Benfica do que com as próprias equipas?
Ai Benfica Benfica, que continuas a incomodar tanta gente...

quinta-feira, junho 01, 2006

Comité contra-propagandístico

O PCP, partido sempre actual e com lemas, e ideias constantemente inovadoras, presenteia-nos agora nos cartazes espalhados um pouco por toda a parte (mas presumo que com maior incidência no Alentejo) com o seguinte grito de guerra: "Público é de todos! Privado é de alguns!".
O que vale é que estes ainda nos vão safando. Obrigado às mentes brilhantes do comité de propaganda do PCP, por um esclarecimento tão profundo sobre as diferenças entre a Esquerda e a Direita.
Não deve existir nenhum cartaz que faça tão boa propaganda aos princípios da Direita.